Início
RSS de
Tópicos
Comentários

Este curso é uma iniciativa da Direção-Geral de Educação, através da Equipa SeguraNet, integrada na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, com o apoio do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém. A responsabilidade científica  é dos autores e equipas responsáveis por cada módulo.

Autores (por ordem alfabética e por módulo):

Módulo 1 – Cyberbullying

 

armanda_matos

Armanda Pinto da Mota Matos

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde leciona nas áreas da educação para os media/literacia mediática e da Administração e Gestão da Educação. É licenciada em Psicologia, Mestre e Doutora em Ciências da Educação, pela mesma Universidade. Os seus principais interesses de investigação centram-se nos desafios sociais e educativos colocados pelos media e incluem temas como a violência nos media, o cyberbullying, a educação para os media/literacia mediática e o papel mediador da escola e da família. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais e é autora e coautora de várias publicações sobre estas temáticas. É editora da Revista Portuguesa de Pedagogia e investigadora do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra.

joao_amado

João Amado

Agregado, Doutor e Mestre em Ciências da Educação e Licenciado em Filosofia. Atualmente aposentado, foi professor Associado com Agregação, da Universidade de Coimbra (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – 2006-2012), Professor da Universidade de Lisboa (1988-2006) e Professor Efetivo do Ensino Secundário (1976-1988). Coordenador científico do Curso Violência e Gestão de Conflitos na Escola, uma oferta de ensino a distância da Universidade de Coimbra (ED.UC). Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais e é autor e coautor de livros, capítulos de livros, artigos e comunicações sobre temáticas como a indisciplina e violência na escola, bullying e cyberbullying, epistemologia das ciências da educação, metodologia de investigação qualitativa, pedagogia do ensino superior, etnografia e história da infância. É investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20 – GRUPOED) da Universidade de Coimbra.

 

teresa_pessoa

Maria Teresa Ribeira Pessôa

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra. Licenciada em Psicologia, realizou o curso de Mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa e é Doutorada em Ciências em Educação pela Universidade de Coimbra.
Tem desenvolvido trabalho como docente nas áreas da formação de professores e da utilização pedagógica das tecnologias e leccionado, a nível nacional e internacional, em mestrados e doutoramentos nestas mesmas áreas. Coordena a área de Tecnologias Educacionais e da Comunicação do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Como investigadora, os seus interesses têm-se centrado em torno das temáticas da Tecnologia Educativa e da Formação Narrativa e Reflexiva de Professores, áreas onde tem publicações nacionais e internacionais. Coordenou projectos luso-espanhóis na área de formação de professores e no âmbito da pedagogia universitária. Tem participado em projetos nacionais e internacionais na área do cyberbullying, na área da avaliação da ‘escola 2.0’ e na área da formação narrativa e biográfica de professores. É membro colaborador do Grupo de Estudos de Educação e de Formação da Universidade de Coimbra (GEEFUC) e do Instituto de Psicologia Cognitiva e Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) e do Le@d. Tem, atualmente, a responsabilidade de assegurar a coordenação pedagógica do projeto de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra.

 

Módulo 2 – Redes Sociais

luis_gouveia

Luís Borges Gouveia

Professor Associado com Agregação da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa. Agregado em Engenharia e Gestão Industrial (Gestão do Conhecimento) pela Universidade de Aveiro (2010). Doutorado em Ciências da Computação (Ambientes Virtuais de suporte à Aprendizagem Colaborativa) pela Universidade de Lancaster (UK, 2002). Mestre em Engenharia Eletrónica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1995). Licenciado em Matemáticas Aplicadas / Informática pela Universidade Portucalense (1989).

As suas áreas de interesse estão relacionadas com a exploração e desafios que o digital proporciona para a atividade humana e como poderemos melhorar a nossa qualidade de vida. Participou em diversos projetos, com destaque para as responsabilidades de direção no Gaia Global (projeto de cidade digital de Vila Nova de Gaia, 2000-2004) e UFP-UV (iniciativa de universidade virtual da UFP, 2004-2009). É ainda Auditor de Defesa Nacional (IDN, 2008) e participou recentemente no 1º Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço (IDN e Academia Militar, 2014).

Desenvolve a sua atividade de docente no ensino superior, na Universidade Fernando Pessoa, desde 1995, lecionando Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento e Segurança de Informação, em diferentes cursos e níveis de ensino superior. É autor de vários livros sobre os seus temas de interesse e possui cerca de duas centenas de publicações em revistas científicas, capítulos de livros e conferências internacionais. Possui Presença digital em http://about.me/lbgouveia

 

 

Módulo 3 – Recursos educativos digitais: Para uma Internet mais segura

 

joseluis

José Luís Ramos

José Luís Pires Ramos é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Évora e Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade de Salamanca. É Professor e investigador do Centro de Investigação em Educação e Psicologia na Universidade de Évora. A sua atividade profissional incide nos campos da integração das TIC no currículo e na aprendizagem, formação de professores em TIC e conceção, desenvolvimento e avaliação de software, materiais e recursos educativos em suporte digital.
É coordenador do Centro de Competência TIC da Universidade de Évora, apoiado pelo Ministério da Educação e Ciência, através da DGE-ERTE.
Tem participado em projetos de investigação e desenvolvimento nacionais e internacionais e publicado artigos científicos e pedagógicos nos domínios assinalados. Foi coordenador e co-autor de vários estudos nacionais no domínio das TIC em Educação, com destaque para os estudos “ Participação das Escolas e dos Professores no Projecto Seguranet: estudo múltiplo de casos” e “Estudo de Avaliação de Impacto do Projecto Seguranet”, este último em curso.

Os comentários estão fechados