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Recursos educativos digitais: Para uma Internet mais segura

(26 de maio a 4 de junho de 2014)

Duração: 1 semana e meia

 

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A – Objetivos

  • Conhecer os benefícios e riscos do uso da Internet quando utilizada por crianças e jovens.
  • Identificar recursos digitais e serviços existentes no âmbito do projecto Seguranet.
  • Conhecer boas práticas de pesquisa, criação e adaptação de recursos.
  • Conhecer ferramentas de armazenamento e partilha de informação.
  • Conhecer procedimentos e regras de ética na utilização, adaptação e criação de recursos educativos digitais.
  • Avaliar de forma sistemática e critica recursos educativos digitais.

 

B – Conteúdos

  • Tema 1. Conteúdos e recursos educativos digitais sobre segurança na Internet: o portal Seguranet.
  • Tema 2. Da informação ao conhecimento: boas práticas de pesquisa.
  • Tema 3. Criação de recursos educativos digitais.
  • Tema 4. Armazenamento e partilha de informação.
  • Tema 5 . Direitos de autor e Creative Commons.
  • Tema 6. Qualidade da informação: Avaliação crítica de recursos.

 

C – Recursos

Recursos de leitura:
  • Byron, T. (2008). Safer Children in a Digital World: The Report of the Byron Review. Department for Children, Schools and Families, and the Department for Culture, Media and Sport. Nottingham
    Ed. Clube do Autor e CADIN.
  • Filipe, C. N., Ponte, C., Moreira, N. & Costa, R.  (2014) “Navegar com Segurança.”
    Ramos, J., Espadeiro, R. e  Carvalho, J. (2011). A Participação de escolas Portuguesas no Projeto SeguraNet. Um estudo múltiplo de casos. DGIDC – Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Lisboa
  • Santos, P. & Manteigas, J. (2010) Internet segura para crianças – Guia para Pais e Educadores . Editora FCA.
  • Ver outros recursos digitais, por cada tema.

 

D – Atividades Propostas

Atividade 1 – Conteúdos e recursos educativos digitais sobre segurança na Internet: o portal Seguranet

Existem hoje em dia muitos e variados recursos educativos digitais. Alguns destes recursos incidem sobre a temática da segurança de crianças e jovens na internet. Estes recursos são importantes pois permitem organizar e disponibilizar um conjunto de informação e conteúdos indispensáveis à formação de  uma perspectiva informada e critica do uso da internet.  O maior desafio é encontrar recursos com qualidade, não só para os conhecer melhor mas também para os divulgar entre a comunidade educativa e, quem sabe,  poderem ser usados em alguma situação em que seja necessário esclarecer jovens, crianças e até colegas e amigos.

  • Procedimento da atividade 1

Elabore a sua lista TOP 5 de recursos educativos digitais destinados ao trabalho educativo com crianças e jovens. Pode incluir recursos do portal SeguraNet ou de outros sítios.
Use os seguintes elementos de caracterização de cada recurso:

    1. Identificação
    2. URL
    3. Autoria
    4. Tipo de recurso ( jogo, vídeo, texto, apresentação, quizes, etc.)
    5. Destinatários
    6. Descrição do recurso

Formulário de envio do TOP 5 – Recursos educativos digitais

 

Atividade  2 – Da informação ao conhecimento: boas práticas de pesquisa

No contexto deste módulo é importante sublinhar a existência de informação armazenada na internet, da mais variada natureza, que está ao dispor das crianças e dos jovens. O excesso de informação é aliás, e de per si, um problema para qualquer utilizador da internet. Para além disso, a qualidade da informação (que inclui uma grande diversidade de conteúdos) nem sempre está assegurada, pelo que, incluído conteúdos.

verdades

Torna-se assim ainda mais relevante aprender a lidar com a quantidade de informação, além de aprender a avaliar a sua qualidade. É  preciso por isso ajudar as crianças e jovens a encontrar informação de forma rápida, eficaz e segura.
Para tal, dois aspectos devem ser considerados:

  1. Conhecer e utilizar técnicas de pesquisa na internet
  2. Aprender a recolher, organizar e utilizar essa informação no contexto escolar, de forma que possam desenvolver estratégias adequadas de uso destas fontes de informação.

Propomos alguns conteúdos e recursos que podem ser facilitadores destas aprendizagens, incluindo conteúdos relacionados com métodos de pesquisa e aquisição de competências de literacia informacional e recursos com modelos de trabalho educativo que podem ser mobilizados em contexto educativo.

  • Recursos da atividade 2:

 

  • Procedimento da atividade  2:

Fazer um tour pelos sites e recursos indicados.
Com base no conhecimento adquirido através da viagem realizada nos sites indicados, elabore uma proposta de trabalho educativo ( tema à sua escolha) em que uma parte do trabalho consista na consulta de informação disponível na Internet. Apresente e envie um exemplo concreto de proposta de trabalho.  Inclua sugestões de técnicas de pesquisa aos seus alunos, incluindo critérios de seleção da informação bem como  formas de tratar e organizar a informação e de a usar ou aplicar.

  Formulário de envio da proposta de trabalho educativo.

 

Atividade 3 – Criação de recursos

Em muitas situações educativas, os recursos existentes na internet podem não ser os mais apropriados, pelo que pode ser necessário criar novos recursos. Neste tópico vamos conhecer algumas ferramentas que nos podem ajudar nesta tarefa.

 

  • Recursos da atividade 3:

http://webinar.dge.mec.pt/2011/02/23/recursos-educativos-digitais/

  • Ferramentas e aplicações para a criação de recursos:
Construção de páginas WEB
Wix
Weebly
WordPress
Construção de blogues
Blogger
Google Drive
Ferramentas de edição de imagem e vídeo
Picasa
Paintnet
Photoscape
Windows Movie Maker
Ferramentas de edição de áudio
Audacity

 

  • Procedimento da atividade 3:

Tomando como temática geral a segurança de crianças e jovens na Internet, escolha uma das ferramentas e crie um recurso educativo digital e descreva como o modo como o usaria num contexto educativo. Exemplos: uma página web com recursos digitais, um vídeo, um blogue, etc.

 Formulário de envio do recurso digital.

 

Atividade 4 – Armazenamento e partilha de informação

Cada vez mais podemos encontrar online, sítios onde se pode armazenar e partilhar dados e informações. Naturalmente que é importante verificar e assegurar as condições de segurança desse serviço, de modo a que a nossa decisão seja bem informada e esclarecida quanto  às condições de uso que pode ser feito desse serviço.  Muitos destes sítios têm modalidades de utilização gratuita. Em baixo apresentam-se alguns endereços deste tipo de sítios:

  • Procedimento da atividade 4:

Visite as páginas em cima referidas e registe as principais características do serviço prestado: condições de partilha de informação pessoal, espaço disponibilizado, tipo de ficheiros, facilidade de partilha e sincronização com dispositivos electrónicos.

    1. Elabore uma breve reflexão sobre as vantagens e/ou desvantagens de utilizar este tipo de partilha de documentos.

Formulário de envio da reflexão.

 

Atividade 5 – Direitos de autor e Creative Commons

A internet é uma fonte inesgotável de informação e conhecimento, fruto, em grande parte, da publicação e partilha por parte dos seus utilizadores. O mesmo se aplica aos recursos educativos digitais. Este tipo de recursos,  para que existam, é preciso que alguém os crie, desenvolva e os disponibilize, de forma gratuita ou não.
É justamente sobre a forma como acedemos e as condições de uso destes recursos que trataremos neste tema.  Todos os recursos educativos digitais prestam informação sobre o modo  e as condições como podem e devem ser utilizados, sempre que um utilizador o escolhe para trabalho educativo. Ou seja, os recursos podem ter direitos de autor, mais ou menos abrangentes, conforme o tipo de licenciamento que o autor adotou. Por isso é importante respeitar essa condição. Se for criador de recursos, pode partilhar os seus recursos na página da Creative Commons.

  • Recursos da atividade 5:
  • Procedimento da atividade 5:

Na página do projecto Seguranet, aceda aos jogos para o 3º ciclo e secundário. Em seguida, opte tema “Direitos de Autor” e depois carregue na ligação “Mais informações”, para poder saber um pouco mais sobre direitos de autor. No final deverá realizar os jogos: “Palavras cruzadas”, “Questionário” e “Criticar a informação”, disponíveis nessa área.
Num segundo momento, aceda à página referente às licenças Creative Commons no portal do projecto Seguranet e, depois de consultar a informação disponível, faça o teste proposto.

 

Atividade  6 – Qualidade da informação: Avaliação crítica de recursos

O crescimento de recursos educativos digitais (RED) na Internet tem sido exponencial. Este deve-se ao facto de professores, alunos, empresas de conteúdos e de formação, e muitos outros terem vindo a produzir recursos e a disponibilizá-los na Internet. Esta vasta gama de recursos pode criar no aluno, ou quem quer que esteja a efetuar uma pesquisa online, uma incerteza sobre a qualidade da informação encontrada.
Para facilitar este trabalho de seleção da informação, poderemos recorrer a grelhas de avaliação de RED, a listas de verificação, recensões criticas,  entre outras modalidades de avaliação da qualidade dos recursos.

sentido

 

  • Recursos da atividade 6:
  • Procedimento da  atividade 6:

A proposta de actividade consiste na avaliação de um recurso educativo digital. Essa avaliação será realizada através da redação de uma recensão critica de um recurso digital. De entre os portais, sites e bibliotecas existentes, selecione um recurso que, para si, seja um recurso com potencial educativo e que mereça uma avaliação.
Utilize a seguinte estrutura para a sua recensão:

    1. Identificação do recurso ( título, autor/editor e url)
    2. Conceitos e objectivos
    3. Destinatários
    4. Conteúdos
    5. Síntese e apreciação final

Sugestão: para consultar exemplos de recensões criticas de software e recursos educativos digitais, visite a página da revista Educação, Formação e Tecnologias da EDUCOM, disponível em http://eft.educom.pt . Trata-se da última secção de cada número da revista.

 Formulário de envio da recensão critica.

 

E – Atividades obrigatórias do módulo 3 para efeitos de obtenção do certificado de participação

(disponível entre 2 e 14 de junho)

Esta é a terceira atividade obrigatória para os/as participantes que pretendem obter o certificado de participação no MOOC SeguraNet. Esta atividade deverá ser concluída impreterivelmente até dia 14 de junho.
O teste que se prepara para responder é constituído por nove questões. Para ter sucesso deverá a pontuação ser igual ou superior a 50%.
A pontuação deste módulo será disponibilizada após o final do curso MOOC SeguraNet.

Link para a atividade obrigatória (Fechado!)

Para concluir, responda ao questionário de avaliação do MOOC Seguranet:

Link para Atividade obrigatória – Questionário de avaliação do MOOC Seguranet (Fechado!)

19 Comentários para “Módulo 3 – R.E.D.”

  1. Sérgio Silva diz:

    Bom dia,
    Relativamente à atividade TOP5, referem-se a recursos educacionais abertos, como por exemplo o “youtube”. Ou pretende-se alguns já realizados?
    Cumprimentos,
    Sérgio

  2. Rui Gonçalo Espadeiro diz:

    Caro Sérgio Silva,
    O youtube e outras plataformas do género não poderão, só por si, dada a sua abrangência, serem consideradas RED. No entanto, muitos dos conteúdos que podemos encontrar no youtube, desde que devidamente enquadrados, podem ser considerados RED.

    Gonçalo Espadeiro
    CCTIC da Universidade de Évora

    • Sérgio Silva diz:

      Bom dia!

      Obrigado! Tinha apenas feito alguma confusão mas já entendi e resolvi.

      Cumprimentos a toda a equipa,

      Sérgio

  3. Isabel Ramos diz:

    Boa tarde

    Quuando tento aceder ao teste obrigatório apenas velo o nome de uma formanda, a indicação de que está uma resposta , nada de perguntas, um doc. em formato editável.

    Peço um esclarecimento urgente!

    Obrigada

    Isabel Ramos

  4. Isabel Ramos diz:

    O mesmo acontece com o link para o questionário de avaliação, está em formato editável, embora creia que se consegue responder.

  5. Isabel Ramos diz:

    Agora experimentei inserir o meu nome, e antes de ter feito alguma coisa ( nem as perguntas vi) acusou envio e regista duas respostas dadas!

    Fico a aguardar o tete, par o resolver.

    Obrigada

  6. Isabel Ramos diz:

    Agora experimentei inserir o meu nome, e antes de ter feito alguma coisa ( nem as perguntas vi) acusou envio e regista duas respostas dadas!

    Fico a aguardar o teste, par o resolver.

    Obrigada

  7. Isabel Ramos diz:

    Neste momento o link para a atividade ainda não está ativo!
    Quanto ao questionário de avaliação, está resolvido.

    Obrigada

  8. Mário Assunção diz:

    Boa noite
    Informo que não consigo aceder aos sites abaixo indicados, referidos na parte C- Recursos:
    http://www.seguranet.pt
    Portal das Escolas
    Microsoft
    Agradeço um esclarecimento sobre o assunto, com a maior brevidade possível.
    Muito obrigado. Cumprimentos.

    Mário Assunção

  9. Mário Assunção diz:

    Peço desculpa, mas esqueci-me também de referir o seguinte site: Internet segura e Internet Segura (Facebook) da parte C- Recursos.

    Cumprimentos.

    Mário Assunção

  10. Carlos diz:

    Caro José Luís Ramos,

    Na atividade 3 podemos usar o webnode?

    Quem tiver um site sobre a segurança na Internet pode utilizá-lo e criar uma secção nesse site (ou página) para o recurso educativo?

    e-Saudações

    Carlos

  11. Carlos diz:

    Caro José Luís,

    Na Atividade 5, resolvi com sucesso todas as atividades solicitadas mas como é que vamos ter o feedback?!

    É apenas para realizá-las sem ter de submeter?

    Agradeço o esclarecimento,

    Carlos

  12. Mário Assunção diz:

    Boa noite!
    Após a realização da Atividade 5, não obtive qualquer feedback. Para além disso, também não consegui fazer o download do papel de parede, depois de realizar, com sucesso, o teste proposto.
    Agradeço um esclarecimento.
    Cumprimentos.

    Mário Assunção

  13. Vilma Candido diz:

    Olá, respodi a atividade obrigatória do módulo 3, mas hoje recebi um e-mail falando que já se encontra disponível, entre os dias 2 e 14 de junho, a atividade obrigatória. Posso desconsiderar esse e-mail , ou houve algum problema que minha atividade não foi contabilizada?
    Aguado contato
    Obrigada
    Vilma candido

  14. José Freixo Nunes diz:

    Também recebi o tal e-mail e já realizei a atividade obrigatória e respondi ao questionário.
    Obrigado
    JM Freixo Nunes

  15. Rui Gonçalo Espadeiro diz:

    As questões apresentadas são de natureza técnica. Por esse motivo, não estou em condições para responder. No entanto, vou tentar dar uma resposta tão breve quanto possível.

    Gonçalo Espadeiro
    CCTIC da Universidade de Évora

  16. Cláudia Rosa diz:

    Quando o onde serão divulgadas as classificações e nota final dos 3 módulos?
    Mt obrigada!

  17. Maria Teresa Travassos diz:

    Onde podemos consultar as classificações e nota final dos 3 módulos?
    E quando é que nos enviam o certificado de participação?

    Obrigado!

  18. Vitor Pereira diz:

    Quando serão divulgadas as classificações e a nota final?
    Quando enviam o certificado de participação?
    Obrigado!!

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