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Redes Sociais

(15  a 25 de maio de 2014)

Duração: 1 semana e meia

 

Apresentação do Módulo

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A – Objetivos

  • Introduzir o tema da segurança no contexto das redes sociais.
  • Enquadrar as redes sociais num contexto do digital e da Sociedade da Informação.
  • Enquadrar o uso das redes sociais com as questões da segurança da informação e da cibersegurança.
  • Conhecer e explorar os recursos atuais associados com as questões de segurança em redes sociais.
  • Listar os recursos e instituições de referência associados com o tema.
  • Refletir sobre as dimensões tecnológica e humana do uso das redes sociais.

 

 

B – Conteúdos

1 – A segurança no digital

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A segurança da informação abarca as preocupações com a integridade, confidencialidade e disponibilidade e não repudiação de informação, protegendo a informação e atividade de pessoas e empresas. Com o digital e com o uso intensivo de computadores e redes, as preocupações de segurança e proteção da informação devem ser ainda mais reforçadas. Um vídeo sobre alguns dos conceitos básicos.
Existem organizações especializadas para lidar com as ocorrências de casos associados com estas questões da segurança da informação. Sempre que ocorrem tais casos, estamos perante os denominados incidentes (exemplos destas organizações são o CERT.PT, a ENISA e o US-CERT).


 

2 – As hierarquias e as redes

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A Sociedade da Informação é um tema recorrente de enquadramento para o contexto de práticas organizacionais, sociais e tecnológicas que vivemos. A apresentação Sociedade da Informação, uma quase teologia da revolução apresenta uma visão dos impactes destas práticas.
Sobre um tema relacionado, a complexidade e os grandes desafios que as organizações enfrentam e onde se incluem as questões de segurança, é partilhada uma outra apresentação – Gestão das organizações, natureza, âmbito e complexidade, que lista alguns dos desafios que nos são colocados.
Do ponto de vista mais operacional, as questões associadas com as redes e os media sociais são objeto da apresentação O Conceito de rede no digital face aos media social, cujo texto está incluído no ponto C –  Materiais.


 

3 – Contextualização redes sociais

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Um vídeo curto sobre redes sociais, da Commoncraft e outro, sobre a revolução dos media sociais.
Um vídeo no Youtube sobre os Jovens e as redes sociais (de maior duração, mas interessante).
Um vídeo curto do Seth Godin, sobre os limites das redes sociais na Internet. Um estudo sobre as redes sociais e a Web 2.0 nas Bibliotecas Públicas do Distrito de Aveiro.


 

4 – Cuidados gerais em segurança

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Para aqueles que queiram investir mais tempo no tema, a cibersegurança abarca um conjunto de preocupações de segurança e proteção da informação pessoal, familiar e profissional. Um conjunto de vídeos sobre a consciência de proteção de informação estão disponíveis no Youtube ou na coleção da Google. Adicionalmente, existe um vídeo de 22 minutos sobre a história, ameaças e soluções no contexto cibersegurança.


 

5 – Dos perigos às ameaças vulnerabilidades e riscos

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Existem conceitos básicos importantes, como risco, ameaça e vulnerabilidade, apresentados de forma estruturada no Blog TaoSecurity. Existem inúmeras preocupações, das quais se destacam as questões de privacidade e segurança em redes sociais: sobre o tema é partilhado um vídeo/apresentação de 12 minutos. Adicionalmente, um conhecido vídeo curto (da Toshiba), sobre o mesmo tema pode ser visionado aqui: “Dos and Don’ts when using social networks”  e ainda um outro, sobre segurança online, aqui: “Online Security Tips“.


 

6 – Novas propostas em redes sociais

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Uma apresentação relacionada com o tema pode ser consultada: Ousar e fazer nas (e com) redes sociais. Sugere-se igualmente a leitura do texto: Simões, L., & Gouveia, L. B. (2011). Social Technology Appropriation in Higher Education.


 

7 – O tempo e o espaço no digital

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Sugere-se a leitura do texto: Gouveia, L. (2000). Efeitos da exposição prolongada à tecnologia (ou uma contribuição para a discussão do conceito de cultura tecnológica).


 

8 – Outras plataformas digitais

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É partilhada a apresentação Web 2.0: Das promessas tecnológicas aos desafios sociais e sugerida a leitura do texto, Simões, L. e Gouveia, L. (2008). Geração Net, Web 2.0 e ensino superior.


 

9 – Pegada digital

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É sugerida a leitura do texto, Dinerman, B. (2011). Social networking and security risks. Um conceito associado com a pegada digital é a reputação da redes sociais, que avalia o grau de interação e a profundidade da rede de relacionamentos e capacidade de influência, Existem diversos serviços para medir a reputação em redes sociais, sendo o dos mais conhecidos, o Klout (da qual se partilha um exemplo): http://klout.com/lbgouveia.


 

10 – Redes sociais digitais

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É sugerida a leitura do texto, Hogben, G. (2007). Security Issues and Recommendations for On-line Social Networks.


 

11 – Redes sociais temáticas

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É sugerida a leitura do texto, Willard, N. (2007). Cyber.Safe Kids. Cyber-Savvy Teens. Helping Young People Learn to Make Safe and Responsible Choices Online.
Em complemento, é partilhada a apresentação Internet, Wikis, blogues e redes sociais: uma breve introdução operacional à Web 2.0.


 

C – Materiais

Texto genérico para contextualizar o tema (a leitura obrigatória…):

  •  Privacy Rights Clearinghouse (2010, ver 2014). Fact Sheet 35: Social Networking Privacy: How to be Safe, Secure and Social. PRC

Artigos relacionados disponibilizados:

Outros textos sobre Redes Sociais e Segurança:

Livros sobre o tema:

Recursos Web recomendados:
Para explorar e ler:

Para acompanhar as mudanças e ocorrências da tecnologia:

Sites e organizações especializadas no tema de segurança e cibersegurança:

 

D – Atividades Propostas

Atividade 1 – Segurança na Internet

  • Objetivos da atividade 1:
    Identificar os conceitos mais importantes da segurança na Internet
    Sensibilizar para a complexidade e abrangência do tema
    Diagnosticar o conhecimento geral sobre as questões de segurança
  • Recursos da atividade 1:
    Efetuar o questionário sobre segurança na Internet e avaliar os resultados, disponibilizado pela Network for Information Sharing and Alerting (NISHA, http://nisha2.cert.pt/)
  • Critérios de qualidade:
    Realização do questionário
    Obtenção de uma percentagem igual ou superior a 50%

Atividade 2 – Cuidados a ter com as redes sociais

  • Objetivos da atividade 2:
    Introduzir a existência do CERT.PT
    Explorar os recursos disponibilizados pelo CERT.PT sobre redes sociais
    Explorar os conteúdos do CERT.PT sobre o tema
  • Critérios de qualidade:
    Preenchimento integral da ficha
    Pertinência das características registadas
    Clareza e adequação da resposta

Atividade 3 – Desafios e questões de segurança nas redes sociais

  • Objetivos da atividade 3:
    Sensibilização às questões de segurança nas redes sociais
    Reflexão sobre os desafios que se colocam à segurança no contexto das redes sociais
  • Procedimento da atividade 3:
    A Internet e, em especial, a World Wide Web possui inúmeros conteúdos que discutem o tema e nos proporcionam contribuições válidas para aprofundar as nossas práticas de segurança no contexto das redes sociais. Sugere-se a leitura dos textos que estão em “Recursos da atividade 3” e a criação de uma lista pessoal de cuidados que considere os mais relevantes a reter (deve conter um pequeno número de pontos, de forma a ser facilmente memorizável; entre 4 e 6). Para o efeito deve definir inicialmente o seu contexto de utilização da rede social (qual, como, para quê, quem, quando e de que forma) – por exemplo, para enquadramento profissional ou por diversão, ou uma situação mista, ou ainda uma situação mais específica, com requisitos mais precisos:

Link para ficha da atividade 3

  • Critérios de qualidade:
    Preenchimento da ficha, com pelo menos 4 a 6 sugestões
    Pertinência das características registadas
    Clareza e adequação da resposta

Atividade 4 – O uso de redes sociais por jovens

  •   Objetivos da atividade 4:
    Sensibilização às questões do uso de redes sociais por jovens
    Reflexão sobre os desafios, problemas e oportunidades que se colocam com o uso de redes sociais por jovens
  • Procedimento da atividade 4:
    As redes sociais têm uma capacidade de atração e perfis de uso próprios pelos jovens. As questões associadas com a segurança são próprias e diversas das questões levantadas de forma mais genérica no contexto da atividade 3. Desta forma, utilizando uma abordagem semelhante à atividade anterior, é proposta a leitura de um conjunto selecionado de conteúdos para este tema (ver “Recursos da atividade 4”), propondo uma hierarquização dos 5 aspetos que considere como os de maior relevância para o uso de redes sociais por parte dos jovens:

Link para a ficha da atividade 4

  • Critérios de qualidade:
    Preenchimento integral da ficha
    Pertinência das características registadas
    Clareza e adequação da resposta

Atividade 5 – Mitos e consequências e incidentes de segurança em redes sociais

  • Objetivos da atividade 5:
    Ser capaz de identificar e reportar incidentes de segurança em redes sociais
    Reflexão sobre as questões mais operacionais associadas com a segurança em redes sociais
  • Procedimento da atividade 5:
    Que observações, embora comuns, não constituem boas práticas no contexto da segurança em redes sociais?
    a) Uma password (senha) muito segura e complexa, não precisa de ser substituída regularmente
    b) A preocupação com as questões de segurança não deve preocupar os utilizadores que não sejam figuras públicas
    c) Podemos partilhar informação multimédia entre amigos de forma livre, sem riscos
    d) Existem sistemas 100% seguros
    Nenhuma destas afirmações é correta. De fato, existem inúmeros relatos de ocorrências (incidentes) que são resultado precisamente de excesso de confiança em cada uma das seguintes afirmações. Sugere-se a recolha de relatos existentes na Web sobre cada uma das situações, colocando um incidente que ilustre a situação específica de cada alínea.Espera-se, pelo menos a realização de duas das alíneas:

Link para a ficha da atividade 5

  • Critérios de qualidade:
    Preenchimento integral da ficha (pelos menos duas das quatro alíneas)
    Pertinência das características registadas
    Clareza e adequação da resposta

 

Atividade 6 – Como assegurar que incidentes possam ser evitados

  • Objetivos da atividade 6:
    Explorar potenciais cuidados a ter no uso e segurança em redes sociais
    Reflexão sobre a importância da prevenção
  • Recursos da atividade 6:
    A World Wide Web…
    Internet Segura   (“A melhor maneira de estar seguro é estar informado”)
  • Procedimento da atividade 6:
    Considere a utilização de uma rede social e indique, com recurso a não mais de 60 palavras por tópico, quais alguns dos cuidados a ter:
    a) Controle e preservação de acesso a uma conta pessoal
    b) Partilha de informação pessoal
    c) Partilha de opiniões e tomadas de posição
    d) Partilha de atividade.
    Sugere-se a partilha dos textos elaborados, com a construção de um pequeno texto para cada uma das alíneas. Espera-se, pelo menos a realização, de duas das alíneas.

Link para a ficha da atividade 6

  • Critérios de qualidade:
    Preenchimento integral da ficha (pelos menos duas das quatro alíneas)
    Pertinência das características registadas
    Clareza e adequação da resposta

 

E – Atividade obrigatória do módulo 2 para efeitos de obtenção do certificado de participação

(disponível entre 23 de maio e 4 de junho)

Esta é a segunda das três atividades obrigatórias para os/as participantes que pretendem obter o certificado de participação no MOOC SeguraNet. Esta atividade deverá ser concluída impreterivelmente até dia 4 de junho.
O teste que se prepara para responder é constituído por dez questões. Para ter sucesso deverá a pontuação ser igual ou superior a 50%.
A pontuação deste módulo será disponibilizada após o final do curso MOOC SeguraNet.

Link para a atividade obrigatória (fechado)!

38 Comentários para “Módulo 2 – Redes Sociais”

  1. José Freixo Nunes diz:

    Numa primeira análise, considero que o módulo está bem estruturado, mas tem excesso de informação para ser analisada e trabalhada.

  2. luis borges gouveia diz:

    Boa noite
    Sim, existe essa consciência e a informação está organizada de forma a poder ser usada por níveis:
    1. Os vídeos + o conteúdo (C-Materiais) Texto genérico para contextualizar o tema (a leitura obrigatória…) + as atividades
    2. O anterior adicionado das notas dos vídeos
    3. O ponto 3 adicionado dos materiais restantes, disponíveis em C, na medida da necessidade ou aprofundamento por via da resolução das atividades
    Obrigado pelo comentário

  3. Isabel Ramos diz:

    Boa tarde
    Gostaria muito de saber se o Google Drive, a Moodle e o pbworks apresentam a segurança necessária à edição e partilha de documentos ao nível de escola.
    Muito obrigada

    • Luis Borges Gouveia diz:

      Embora o objetivo deste módulo não seja o de constituir uma clinica de segurança (um projeto interessante a considerar…) partilho necessariamente umas breves notas
      As questões de privacidade e segurança dos serviços sem custos é quase sempre limitada e devemos ler as condições e perceber os limites tecnológicos associado, para avaliarmos os riscos envolvidos (que existem sempre).
      Por exemplo, no caso do Google drive, existem na Web, diversos reparos tais como posts Google Drive Privacy: 4 Misunderstood Facts http://www.darkreading.com/risk-management/google-drive-privacy-4-misunderstood-facts/d/d-id/1104086? e Google Drive: 10 Reasons to Choose Another Cloud Data Storage Service: http://www.eweek.com/storage/google-drive-10-reasons-to-choose-another-cloud-data-storage-service/
      No caso do Moodle (uma plataforma de gestão de aprendizagem, tal como o PBWorks, depende bastante da versão, da instalação e das permissões associadas. É por essa razão que, definindo o contexto de utilização e as funcionalidades pretendidas, bem como o nível se segurança desejado, é conveniente efetuar uma auditoria de segurança ao ambiente tecnológico concreto.

  4. Isabel Ramos diz:

    Muito obrigada pelo seu esclarecimento e pelos links, já consultei e são muito importantes.

  5. José Freixo Nunes diz:

    10 – Redes sociais digitais
    É sugerida a leitura do texto, Hogben, G. (2007). Security Issues and Recommendations for On-line Social Networks.

    Não encontrei o texto… Se algum colega poder ajudar, agradecia.

  6. Luis Borges Gouveia diz:

    Boa tarde,
    O link disponibilizado aponta para o CiteSeerX (nesse endereço, do lado direito no canto superior, está o link para o PDF.
    O PDF do texto está disponível no consórcio W3, em: http://www.w3.org/2008/09/msnws/papers/Future_of_SN_Giles_Hogben_ENISA.pdf

    Cumprimentos

  7. José Freixo Nunes diz:

    Gostei muito do PowerPoint “Uma breve introdução operacional à Web 2.0.”, do tema nº11 sobre Redes sociais temáticas. É muito rico em informações e deve ser visto com atenção, pois está lá tudo o que é necessário para compreender e marcar presença nas redes.

  8. Luis Borges Gouveia diz:

    Um dos riscos maiores da navegação atual na Internet (incluindo redes sociais) é o Crepware
    Partilho um vídeo de 2 minutos sobre o tema (da responsabilidade de uma das empresas de segurança): https://www.youtube.com/watch?v=KFi12D4sgCE

  9. Inês diz:

    Boa tarde.

    Realizei o teste referente à atividade 1.
    Onde publico o meu resultado?

    • Luis Borges Gouveia diz:

      Boa noite,
      O teste da atividade 1 é para diagnóstico pessoal.
      A título de exemplo, podem partilhar num post, mas o objetivo é explorar e refletir sobre o tema da cibersegurança

      Cumprimentos,

  10. Gonçalo Oliveira diz:

    Boa tarde,

    Não estou a compreender como se executa a alínea D) da tarefa 6 do Módulo 2. Como é efetuada a partilha? Copiam-se s textos das alíneas anteriores?

    Obrigado
    Cumprimentos

    • Luis Borges Gouveia diz:

      Onde se lê
      d) Partilha de atividade. Sugere-se a partilha dos textos elaborados, com a construção de um pequeno texto para cada uma das alíneas. Espera-se, pelo menos a realização, de duas das alíneas.

      Deve ler-se
      d) Partilha de atividade.
      Sugere-se a partilha dos textos elaborados, com a construção de um pequeno texto para cada uma das alíneas. Espera-se, pelo menos a realização, de duas das alíneas.

      Na colocação do texto deve existir uma linha de separação.
      Em breve será corrigido no texto
      Cumprimentos

  11. Dina Duarte diz:

    Olá!
    Achei o módulo muito trabalhoso.
    Acho que o facto dos recursos se encontrarem todos em inglês implicaram o dobro do trabalho, e considerei um excesso no número de tarefas a realizar.
    O tema é muito interessante e atual, mas deveria ser trabalhado de outra forma. Não esquecer que em princípio todos temos uma atividade profissional que nos ocupa muito do nosso tempo…
    Obrigada.

    • luis borges gouveia diz:

      Desde o início existiu essa consciência, mas o objectivo foi o de tratar o tema da forma mais exaustiva possível e o primeiro post colocado nestes comentários aborda a possibilidade de lidar com os conteúdos de forma progressiva e as 6 actividades servem para o estudo do tema, sendo a actividade obrigatória a única exigida, assim como o primeiro texto dos recursos (para uma introdução ao tema)

      Mas compreendo e aceito a chamada de atenção

    • luis borges gouveia diz:

      Sobre a questão do Inglês, fica o repto de um projecto para a criação de conteúdos em língua Portuguesa que correspondam às preocupações e temática apresenta.

      Haja o tempo e recursos que a vontade existe, 🙂

  12. Carlos diz:

    Boa noite,

    Informo que realizei o questionário e posterior visualização dos resultados e consulta das sugestões, tendo obtido de uma percentagem igual ou superior a 50%, conforme critérios de qualidade.

  13. Maria João Filipe diz:

    Boa tarde,

    Considerando a extensão de leituras e tarefas solicitadas para a realização deste módulo e o facto de apenas hoje me ter sido possível aceder ao módulo devido a compromissos profissionais inadiáveis, gostaria de saber se é possível completar as tarefas para além do dia 25 de maio.

    Obrigada

    • luis borges gouveia diz:

      Sim,

      A única actividade que exige data limite, é a actividade obrigatória (4 de Junho) e para efeitos do certificado de realização do curso.

      Os conteúdos ficam disponíveis e é possível realizar as 6 actividades restantes, mesmo após esta data.

  14. Mário Assunção diz:

    Boa tarde

    Os meus cumprimentos.
    Apesar da dinâmica e pertinência desta ação, que classifico de excelente, permita-me o seguinte desabafo, no que respeita ao Módulo 2: O excesso de recursos/materiais disponibilizados, o facto de estarem escritos em inglês, dificultou-me a realização das atividades propostas. Não quero com isto dizer que os recursos/materiais apresentados não são importantes, pelo contrário, toda a informação é crucial no mundo em que, atualmente, vivemos. Registe-se que a considero uma mais valia no âmbito do tema que estamos a tratar, mas sou de opinião que se o número de recursos tivesse sido menor e por sua vez, tivesse obedecido a um critério de seleção diferente, o impacto que teve em mim, talvez não se tivesse traduzido numa sensação de incapacidade, de frustação e de dispersão. Espero também que não me tenha conduzido a equívocos nas minhas respostas.
    E com esta partilha de ideias, espero não espelhar uma perceção errada do que pretendi transmitir e deixo aqui um louvor a todo o seu trabalho.
    Bem haja.

    Mário Assunção

    • luis borges gouveia diz:

      É pertinente e interessante a partilha.

      Foi de facto uma opção, dada a abertura e complexidade do tema e a ambição de o tratar de forma mais profunda.

      Num primeiro post, tive a oportunidade de apresentar três níveis de trabalho
      1. Os vídeos + o conteúdo (C-Materiais) Texto genérico para contextualizar o tema (a leitura obrigatória…) + as actividades
      2. O anterior adicionado das notas dos vídeos
      3. O ponto 3 adicionado dos materiais restantes, disponíveis em C, na medida da necessidade ou aprofundamento por via da resolução das actividades

  15. Dina Fernandes diz:

    Ao realizar a atividade cinco tive muitas dúvidas ao que se pretendia como resposta, já que os textos de apoio levavam a uma determinada direção a questão em si, pareceu-me diferente.

    Não sei se a resposta ao que pretendem será a ideal, devido a minha interpretação.

    Obrigada

  16. Carlos diz:

    Boa noite,

    Acabei de terminar as 6 atividades conforme estipulado. Concordo com os colegas, são demasiados conteúdos para analisar e como também trabalhamos obrigou-nos a despender um número de horas muito elevado para este módulo. Durante a semana apenas trabalhei e estive a estudar no curso e apenas ontem e hoje consegui ter tempo de desenvolver as atividades.

    Apesar disso, reconheço que o esforço não foi em vão porque foi disponibilizado um conjunto de informação espectacular e que nos servirá para muito após analisar-mos como mais calma…

    Na atividade 6, após o esclarecimento do Luís Borges à dúvida colocada pela colega, penso que era pedido apenas o preenchimento de duas das quatro alíneas, pelo que as pessoas que não responderam às quatro alíneas não serão prejudicadas em relação àquelas que só preencheram duas alíneas.

    Continuação de boa formação 🙂

  17. Isabel Paulos diz:

    Boa noite:

    Gostaria de saber se executei todas as tarefas, será que isso é possível?
    Eu tentei fazê-las todas, mas confesso que às vezes é confuso, pois não ficamos com um registo do que foi enviado.
    Eu sei que devia ter gravado as imagem do que enviei, mas esqueci-me e acho que no final todos os envios dizem a mesma coisa, não têm o nome da ficha enviada.
    Peço desculpa se estou a pedir demais.

    Obrigada

  18. Ana Paula Rocha diz:

    Bom dia
    li alguns dos documentos aqui partilhados, visionei vários dos vídeos, incluindo os do Youtube mas não encontrei resposta para o seguinte:
    Numa casa de família onde a internet wireless é difundida através de um router, será possível interceptar e impedir o acesso (de todos os computadores familiares, e dispositivos móveis que acedem à web através desse router) ao Facebook, chat, what’s up, Twitter, etc?
    Gostaria de ver aqui debatida esta questão na minha qualidade de professora, diretora de turma e mãe.

  19. Ana Paula Rocha diz:

    Caro Luís Gouveia
    apreciei a resposta porque foi totalmente ao encontro da minha curiosidade. Vou agora explorar estes recursos aqui partilhados. De facto, a ideia de uma clínica de segurança é um termo bastante adequado para a informação que solicitei. Só muito recentemente desenvolvi alguma sensibilidade para esta temática por me estarem a surgir alguns problemas em ambiente escolar e para os quais sinto dever saber mais do que apenas o “common sense” que costuma conduzir as nossas ações como Diretores de turma. Por outro lado parece-me relevante dominar algumas competências TIC que não se limitem ao saber como aconselhar a apagar contas nas redes sociais.
    Muito obrigada e votos de bom trabalho a todos.

  20. Luis Loureiro diz:

    Boa tarde,
    Ao realizar a Atividade Obrigatória deste 2º Módulo, surgiu-me uma dúvida que gostaria de esclarecer. O termo “Rede Social” é, por diversas vezes, utilizado nas questões desta Atividade. Presumo que em todas elas digam respeito a “Redes Sociais Digitais”. Gostaria de saber se isto se confirma ou se, pelo contrário, estou enganado. Penso que, pelo menos na pergunta 4, isto é relevante.
    Muito obrigado pela vasta informação que foi disponibilizada e todo o trabalho desenvolvido.
    Cumprimentos.

    • Luis Borges Gouveia diz:

      Bom dia,
      Sim, no nosso contexto, as redes sociais discutidas são as redes sociais digitais, mediadas por uma plataforma digital que permita uma integração e rastreabilidade das acções realizadas pelos membros dessa rede (mesmo com diferentes graus de associação ou de abertura de tema e exploração da rede)

      Um abraço

  21. Vera Vinhas diz:

    Boa tarde! Não recebi a informação de que o 2 º Módulo já estava disponível, acabou o prazo e eu não tive oportunidade de o realizar, será possível realizar o módulo 2???

  22. Vera Fernandes diz:

    Boa tarde,
    tal como a colega Vera Vinhas, também não recebi a informação da disponibilidade do 2º módulo. Como achei que tinha sido falha da minha parte e só hoje tive disponibilidade para o 3º módulo já me dei por “derrotada”, pois é muito trabalho… e tenho de desempenhar o papel de mãe, doméstica e …. Contudo achei por bem “apoiar” a colega Vera Vinhas. Bom Trabalho!
    Cumprimentos, Vera Fernandes!

  23. Elsa Belo diz:

    Boa tarde,
    Resolvi aAtividade 1 – Segurança na Internet – respondi ao questionário tendo obtido classificação superior a 50%.
    Consultei posteriormente as sugestões.
    Contudo não percebo como divulgar a execução da atividade, por esse motivo, junto o link do resultado obtido.
    http://nisha2.cert.pt/node/139/myresults/662

    Já respondi à atividade obrigatória para este modulo. Gostaria de saber se existe outro procedimento que deva ter para não ficarem falta neste módulo.
    Cumprimentos
    Elsa Belo

  24. Luis Borges Gouveia diz:

    Bom dia,

    Gostaria ainda de partilhar uma apresentação sobre o tema da Segurança da Informação que poderá ser do interesse de todos
    http://www.slideshare.net/lmbg/segurana-informtica

    Cumprimentos,
    Luis Borges Gouveia

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